SABERES DOCENTES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Este projeto de pesquisa busca compreender processos de produção curricular presentes na seleção e mediação de conteúdos, atividades e estratégias de ensino, que são parte das atividades exercidas por professores que atuam nas disciplinas Ciências e Biologia da escola básica. Tomamos como principais referenciais os campos do Currículo – Conhecimento escolar e História das Disciplinas escolares – e o da Formação Docente. Tais referenciais vêm ao encontro das preocupações e interesses deste projeto, sobretudo por problematizarem os objetos de ensino e sinalizarem a importância de compreender a produção de conhecimentos por parte dos docentes em seus contextos de ensino. Problematizamos as relações entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos das áreas disciplinares, compreendidas de forma tensionada em seu loucus de produção. A partir da análise de materiais didáticos e atividades de ensino produzidos por professores em formação e/ou em exercício profissional, bem como de narrativas de professores obtidas por meio de observação de aulas, entrevistas e encontros de formação registrados, o projeto ocupa-se de investigar e descrever elementos que operam nas seleções e mediações, enfoques e escolhas curriculares efetuadas pelos professores. Especificamente, procuramos compreender a constituição de critérios de legitimação dos conhecimentos ensinados e suas configurações próprias, em meio aos condicionantes do contexto escolar, considerando a autonomia relativa dos professores como protagonistas da construção social dos currículos escolares.
O projeto conta com bolsistas de Iniciação Científica IC (FAPERJ e CNPq) e atuação de licenciandos de Ciências e Biológicas e Pedagogia na produção de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Apoio:

Clique aqui para acessar as produções do projeto:

Equipe

Parecer do comitê de ética na pesquisa

A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: INVESTIGANDO PROCESSOS ALQUÍMICOS NO TEMPO PRESENTE

A formação de professores tem sido objeto de importantes reformas curriculares no país. Desde os anos de 1990, ela tem sido ressignificada em meio às políticas que atrelam a melhoria da qualidade da educação à adoção de currículos centralizados. Mais recentemente, em função da Pandemia da Covid-19, ela tem sido fortemente impactada pelo ensino remoto, com efeitos no modo como pensamos a relação teoria-prática. É nesse contexto que o projeto busca investigar, em perspectiva sociocultural, os significados que essa relação vem assumindo, no tempo presente, na formação de professores para atuação no ensino de Ciências e Biologia. Focalizando cursos com perfis e histórias distintas (Ciências da Natureza e Ciências Biológicas) em instituições de diferentes regiões do país, interessa-nos perceber os efeitos das políticas recentes e do ensino remoto na “alquimia” (Thomas Popkewitz) de componentes curriculares historicamente voltados para a abordagem da relação teoria-prática na área. Assumindo que essa relação é parte do sistema de pensamento que constitui a formação docente no país, argumentamos que foco nela (e não em um dos termos) permite perceber como os conhecimentos e os sujeitos da formação se constituem em meio a processos alquímicos que ressignificam o social. Em termos metodológicos, o projeto é conduzido em uma dupla direção: na perspectiva da História do Currículo como História do Presente, privilegiando o levantamento e análise de textos curriculares escritos e orais, estes últimos por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas; no diálogo com a Etnografia em Educação e a Microetnografia, o que envolverá o acompanhamento das experiências formativas nas diversas instituições, com observação participante, registros de notas de campo e vídeo. Em ambas as direções, assumimos que é no jogo da linguagem que significamos as coisas do mundo. Articular tais perspectivas nos permite ampliar o modo como vimos investigando as reformas curriculares.

Clique aqui para acessar as produções do projeto:

Equipe

Apoio:

Apoio:

Apoio:

Ir para o conteúdo