CIÊNCIA EM AÇÃO: CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO DIÁLOGO UNIVERSIDADE-ESCOLA

O Projeto propõe a criação e manutenção de uma programação periódica em clubes de ciências em escolas públicas sediadas em Niterói. Em diálogo com referenciais da popularização da ciência, estudantes de graduação extensionistas desenvolvem atividades práticas mantendo o clube de ciências ativo. A formação continuada de professores de Educação básica se dá por meio do oferecimento de oficinas de atividades práticas adaptáveis aos contextos escolares, para os professores das escolas envolvidas. As oficinas são oferecidas por docentes da UFF e focalizam diferentes temas e propostas de atividades reflexivas e práticas para o ensino de ciências contribuindo para que os professores das escolas potencializem ou uso do clube de ciências com seus alunos, em diálogo permanente com os extensionistas, estudantes de graduação da UFF. As atividades do clube de ciências contribuem para a transformação das condições locais promovendo a maior circulação de ideias e propostas voltadas para o ensino de ciências.

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“A CIÊNCIA PEDE PASSAGEM: CIENTISTAS BRASILEIROS/AS, PESQUISAS TRANSFORMADORAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE”.

A Feira de Ciências é um instrumento potente para se estimular a alfabetização científica no/a aluno/a da Educação Básica, como também popularizar a Ciência para toda a comunidade envolvida. Da mesma forma, as redes sociais e as plataformas digitais de comunicação têm sido utilizadas, principalmente devido à pandemia do Covid-19, como ferramentas de informação de grande alcance. Nesta proposta, estes recursos didáticos-pedagógicos serão construídos colaborativamente entre alunos e professores da Educação Básica, licenciandos e docentes da Universidade Federal Fluminense. As Feiras de Ciências serão planejadas e executadas em seis escolas de cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Itaboraí, Maricá, Miracema e Nova Iguaçu, com o tema “A Ciência e os/as cientistas brasileiros/as”. Com esse tema, espera-se que haja um despertar para a Ciência que é produzida no Brasil e assim, maior interesse pelos conteúdos e explicações científicas. Após a realização das Feiras, estima-se que os trabalhos desenvolvidos sejam transformados em materiais didático-pedagógicos para serem divulgados em redes sociais e nas plataformas digitais de comunicação. Espera-se que com a proposta também, além da inovação didático-pedagógica de se planejar e executar Feiras de Ciências por meio da colaboração entre a Universidade e a escola básica pública e de construir materiais didático-pedagógicos para ampla divulgação, os professores e os licenciandos da UFF se formem cientificamente e para a docência, por meio da pesquisa, dos conhecimentos científicos construídos e da vivência da utilização de instrumentos pedagógicos extracurriculares na escola básica. Por fim, a proposta pretende contribuir para o combate à desinformação e à deslegitimação da Ciência incentivados por grupos anticientíficos, que impedem a tomada de decisões individuais e coletivas relacionadas à saúde pública e a implementação de políticas públicas de incentivo à Ciência nacional. 

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